Jogo pedagógico: uma ferramenta de dinamização para o ensino?

Autores

  • Christiane Leal Corrêa (UERJ)
  • Vanessa Valentin Da Costa (Unversidade Gama Filho)
  • Christina Thereza Bassani Teixeira (FAMATHMT)
  • Renato Gonçalves Furtado (Universidade Santa Úrsula)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v2n1-3

Palavras-chave:

Ensino Médio; Jogo Pedagógico; Motivação; Educação Ambiental

Resumo

O desenvolvimento de metodologias inovadoras pode contribuir para minimizar os desafios encontrados atualmente na relação ensino-aprendizagem. A realização de oficina com jogo pedagógico pode ser uma útil ferramenta. Objetivou-se, neste estudo, verificar se a oficina de jogo pedagógico contribuiu como motivador na aquisição de conteúdos sobre educação ambiental e sustentabilidade. Turmas do ensino médio (duas do primeiro ano e duas do terceiro) de um colégio particular no município do Rio de Janeiro foram avaliadas.
A metodologia foi considerada eficiente, pelos alunos, para relembrar o conteúdo em 98% dos alunos do 1º ano e 67% dos alunos do 3º ano; para auxiliar na redução da ansiedade por 81% dos alunos do 1º ano e 70% dos alunos do 3º ano e para melhoria da nota em 98% dos alunos do 1º ano e 90% dos alunos do 3º ano.
Concluímos que a utilização de jogos pedagógicos pode contribuir para aprimorar o trabalho docente e a motivação no aprendizado do discente.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

(UERJ), C. L. C., (Unversidade Gama Filho), V. V. D. C., (FAMATHMT), C. T. B. T., & (Universidade Santa Úrsula), R. G. F. (2018). Jogo pedagógico: uma ferramenta de dinamização para o ensino?. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 2(1). https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v2n1-3