Jogo pedagógico: uma ferramenta de dinamização para o ensino?
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v2n1-3Palavras-chave:
Ensino Médio; Jogo Pedagógico; Motivação; Educação AmbientalResumo
O desenvolvimento de metodologias inovadoras pode contribuir para minimizar os desafios encontrados atualmente na relação ensino-aprendizagem. A realização de oficina com jogo pedagógico pode ser uma útil ferramenta. Objetivou-se, neste estudo, verificar se a oficina de jogo pedagógico contribuiu como motivador na aquisição de conteúdos sobre educação ambiental e sustentabilidade. Turmas do ensino médio (duas do primeiro ano e duas do terceiro) de um colégio particular no município do Rio de Janeiro foram avaliadas.
A metodologia foi considerada eficiente, pelos alunos, para relembrar o conteúdo em 98% dos alunos do 1º ano e 67% dos alunos do 3º ano; para auxiliar na redução da ansiedade por 81% dos alunos do 1º ano e 70% dos alunos do 3º ano e para melhoria da nota em 98% dos alunos do 1º ano e 90% dos alunos do 3º ano.
Concluímos que a utilização de jogos pedagógicos pode contribuir para aprimorar o trabalho docente e a motivação no aprendizado do discente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.
