JOGO DA VELHA: UMA FORMA DIFERENTE DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Augusto Schwager Carvalho UNICARIOCA

Palavras-chave:

Matemática, Raciocínio Lógico, Jogo da Velha, Instrumento Pedagógico, instrumento pedagógico; jogo da velha; matemática; raciocínio lógico

Resumo

Tornar as aulas de Matemática mais lúdicas e interessantes tem sido um desafio para os docentes desta disciplina. Neste artigo será apresentada uma estratégia, utilizando como base o jogo da velha, de como podemos desenvolver o raciocínio lógico dos discentes de forma lúdica. Apresentaremos inicialmente o conceito de raciocínio lógico e evidenciaremos a importância de trabalhá-lo nas aulas de Matemática, a fim de formar alunos mais preparados para o mundo real. Na sequência serão apresentados alguns parâmetros sobre o jogo da velha como, por exemplo, as suas regras, alguns dos seus nomes em diferentes partes do mundo e a sua história. Apresentaremos uma das formas possíveis de trabalhar e desenvolver o raciocínio lógico dos discentes, usando o “jogo da velha” como instrumento pedagógico. A metodologia utilizada para a construção deste artigo consiste em pesquisa bibliográfica e análise dos jogos. Serão apresentadas sete possibilidades de jogadas diferentes que podem ser executadas pelos estudantes visando o desenvolvimento do raciocínio. O trabalho será finalizado com algumas considerações sobre a utilização do jogo da velha como instrumento pedagógico para desenvolver o raciocínio lógico e tornar as aulas de Matemática mais lúdicas.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Carvalho, A. S. (2024). JOGO DA VELHA: UMA FORMA DIFERENTE DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(1), 16–30. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/276