EXPECTATIVAS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DO IMPACTO DO CHATGPT NA ATIVIDADE DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-1

Palavras-chave:

educação superior, novas tecnologias na educação, inteligência artificial, ChatGPT

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as expectativas de docentes do ensino superior, situados no Estado do Rio de Janeiro, a respeito do impacto gerado pelo uso do ChatGPT na atividade docente. Foi observada que a questão ética centralizou as preocupações docentes, assim como a utilização de uma ferramenta de trabalho. Questões como superficialidade e falta de contexto também foram notadas quanto ao impacto do uso dessa ferramenta na educação. Mas, por outro lado, a prosperidade com a utilização de novas tecnologias na educação, com o uso de recursos de inteligência artificial foram sinalizadas pela potencialidade em elevar o poderio das interações interdisciplinares no ambiente universitário. A presente pesquisa apresentou limitações quanto à variabilidade da amostra, ou seja, as percepções das expectativas docentes não podem ser estendidas para outros profissionais da educação de outros estados da federação, incluindo outros docentes, sem que antes sejam feitas novas análises. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo, com uso de entrevistas com roteiro semiestruturado e metodologicamente tendo utilizado a análise de conteúdo, sob o ponto de vista do referencial teórico e das transcrições das nove entrevistas realizadas e analisadas como o auxílio do programa Atlas.ti versão 6.0.15.

Biografia do Autor

Emiliano Carlos Serpa Castor, Unigranrio

Doutorando em Administração pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e mestre em Gestão do Trabalho pela Universidade Santa Úrsula (2017). Coautor do livro << Ética empresarial aplicada: códigos de ética SOX >>. Coordenador dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Tecnologia da Informação, modalidades EAD, da Universidade Veiga de Almeida.

Raphaela Pereira Rangel, Unigranrio

Doutoranda em Administração pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Danielle Lisboa da Motta, Unigranrio

Doutoranda em Administração pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (mestrado acadêmico - 2019).

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

Castor, E. C. S., Rangel, R. P., & Motta, D. L. da. (2025). EXPECTATIVAS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DO IMPACTO DO CHATGPT NA ATIVIDADE DOCENTE. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(2), 3–16. https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-1