EXPECTATIVAS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DO IMPACTO DO CHATGPT NA ATIVIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-1Palavras-chave:
educação superior, novas tecnologias na educação, inteligência artificial, ChatGPTResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir as expectativas de docentes do ensino superior, situados no Estado do Rio de Janeiro, a respeito do impacto gerado pelo uso do ChatGPT na atividade docente. Foi observada que a questão ética centralizou as preocupações docentes, assim como a utilização de uma ferramenta de trabalho. Questões como superficialidade e falta de contexto também foram notadas quanto ao impacto do uso dessa ferramenta na educação. Mas, por outro lado, a prosperidade com a utilização de novas tecnologias na educação, com o uso de recursos de inteligência artificial foram sinalizadas pela potencialidade em elevar o poderio das interações interdisciplinares no ambiente universitário. A presente pesquisa apresentou limitações quanto à variabilidade da amostra, ou seja, as percepções das expectativas docentes não podem ser estendidas para outros profissionais da educação de outros estados da federação, incluindo outros docentes, sem que antes sejam feitas novas análises. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo, com uso de entrevistas com roteiro semiestruturado e metodologicamente tendo utilizado a análise de conteúdo, sob o ponto de vista do referencial teórico e das transcrições das nove entrevistas realizadas e analisadas como o auxílio do programa Atlas.ti versão 6.0.15.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUER, M.W. & GASKELL, G. (org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
CASSOL, D. Quais os impactos do ChatGPT e da inteligência artificial na educação? IFSC Verifica, 2023. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/web/ifsc-verifica/w/quais-os-impactos-do-chatgpt-e-da-inteligencia-artificial-na-educacao-. Acesso em: 01 de dez. de 2023.
DENG, J.; LIN, Y. The benefits and challenges of ChatGPT: an overview. Frontiers in Computing and Intelligent Systems. Macao, v. 2, n. 2, jan. 2022.
FACELI, K.; LORENA, A. C.; GAMA, J.; ALMEIDA, T. A.; CARVALHO, C. P. L. F. Inteligência artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2023.
FREITAS, Marcos Airton de Sousa; FREITAS, Gabriel Belmino. Inteligência artificial e machine learning: teoria e aplicações. 1. ed. [s. l.: s.n.], 2020. E-book. Edição Kindle.
GUIMARÃES, U. A.; BRANDÃO, C. A.; DAITX, M. A.; DUTRA, A. F. G. A.; LOPES, V. R. B. As mídias digitais no campo educacional: um olhar pelas aplicações do ChatGPT na educação. RECIMA21, Revista Científica Multidisciplinar, v.4, n.7, jul. 2023.
HURWITZ, J.; MORRIS, H.; SIDNER, C.; KIRSCH, D. Augmented intelligence: the business power of human–machine collaboration. Estados Unidos da América: CRC Press, 2019.
JÚNIOR, C. F. C.; CARVALHO, K. R. S. A. Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes. Revista Sitio Novo, Tocantins, [s. l.], v. 2, ed. 2, jul./dez. 2018.
KING, M.R. The future of ai in medicine: a perspective from a chatbot. Annals of Biomedical Engineering. Estados Unidos da América, v. 15, n. 2, dez. 2022.
KVALE, S.; BRINKMANN, S. Interviews: learning the craft of qualitative research interviewing. Los Angeles: Sage, 2009.
LUND, B., WANG, T. Chatting about ChatGPT: how may AI and GPT impact academia and libraries? Library Hi Tech News, v. 40, n. 3, fev. 2023.
MACIEL, H. B. Ferramentas e criação de chatbot: Maciel, o robô acadêmico. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, jun. 2019.
MARTINS, A. L. Potenciais aplicações da inteligência artificial na ciência da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, jun./jul. 2010.
MCCRACKEN, G. The long interview. Thousand Oaks, CA: Sage, 1988.
MONTEIRO, J. C. S. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. REASE, Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo: v.9, n.6, jun. 2023.
SILVA, L. S.; TEIXEIRA, R. R. P. Inteligência artificial e filosofia na mente da educação. RECITE, Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v.6, n.2, 2021.
TEIXEIRA, J. F. Inteligência artificial: como ler filosofia. 1. ed. [s. l.: s.n.], Paulus, 2014. E-book. Edição do Kindle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emiliano Carlos Serpa Castor, Raphaela Pereira Rangel, Danielle Lisboa da Motta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.
