APLICAÇÃO DE OFICINA SOBRE APRENDIZAGEM CRIATIVA A MESTRANDOS EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-2Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Metodologias Ativas, Escrita Colaborativa, Rotação por EstaçõesResumo
Práticas de ensino inovadoras vêm sendo criadas ou recicladas a partir de outras mais antigas, como é o caso da aprendizagem criativa que busca uma expansão do pensamento criativo e da expressão criativa de alunos com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação. Considera-se importante que os profissionais da educação internalizem e incorporem em suas práticas de ensino os princípios da aprendizagem criativa. Para tanto, ofereceu-se uma oficina para alunos do Mestrado em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, cujo objetivo geral é proporcionar ao participante a compreensão dos princípios da aprendizagem criativa. Para a organização da oficina, as atividades foram estabelecidas na forma de uma sequência didática, com a duração de uma hora e quarenta minutos, divididos em cinco momentos. Os participantes responderam a um questionário de avaliação e autoavaliação da atividade. O tempo curto de duração do seminário foi o principal ponto negativo detectado. As atividades propostas foram bem avaliadas pelos participantes e a maioria deles atestaram que reproduziriam a dinâmica desse seminário, envolvendo metodologias ativas e aprendizagem criativa, em suas práticas pedagógicas. A interação entre os participantes do grupo foi fluida, mas a aceitação do processo criativo parece, ainda, demandar alguma resistência.
Referências
BACICH, Lilian.; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian.; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 67-93. [E-book].
BROCARDO, Isabella da Silva; DI DOMENICO, Adriana Sabrdelotto. Funcionalidades e aplicações do Mentimeter no ensino presencial e remoto: um relato de experiência. EducEaD, Diamantina, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/35/13. Acesso em: 29 maio 2024.
BURD, Leo. Prefácio à edição brasileira. In: RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre, Brasil: Penso, 2020. p. 21-23. [E-book].
CARLOTTO, Fabiane. Internet: oceanos de informação. In: FERREIRA, Lenira Weil (org.). Leituras, significações plurais - educação e mídia: o visível, o ilusório, a imagem. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2003.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? [s.l.]: Clayton Christensen Institute, 2013.
COMO REALIZAR videoconferências com o Google Meet. Apps Google, [2020]. Disponível em: https://apps.google.com/intl/pt-BR/meet/how-it-works/. Acesso em: 29 maio 2024.
ELICKER, Ana Teresinha et al. Produções textuais em espaços digitais. Revista Virtu@lmente, Bogotá, v. 7, n. 1, p. 45-62, 2019. Disponível em: https://journal.universidadean.edu.co/index.php/vir/article/view/2321/1905. Acesso em: 29 maio 2024.
FINO, Carlos Nogueira. Dewey, Papert, construcionismo e currículo. In: Fino, Carlos Nogueira; Sousa, Jesus Maria (orgs.). (Contra) tempos de educação e democracia: evocando John Dewey. Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. p. 21-30. Disponível em: https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/1961. Acesso em: 29 maio 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas: 2002.
GOOGLE FORMS. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikipedia, 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Forms. Acesso em: 29 maio 2024.
LOWRY, Paul Benjamin; Curtis, Aaron; LOWRY, Michelle René. Building a Taxonomy and Nomenclature of Collaborative Writing to Improve Interdisciplinary Research and Practice. International Journal of Business Communication, [ s.l.], v. 41, n. 1, p. 66-99, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0021943603259363. Acesso em: 29 maio 2024.
LUCENA, Simone; SANTOS, Sandra Virgínia Correia de Andrade; OLIVEIRA, Arlene Araújo Domingue. Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem em redes colaborativas. In: LUCENA, Simone; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; BOA SORTE, Paulo (Eds.). Espaços de aprendizagem em redes colaborativas na era da mobilidade. Aracaju: Editora Universitária Tiradentes, 2020. p. 23–47. Disponível em: https://editoratiradentes.com.br/e-book/aprendizagem.pdf. Acesso em: 29 maio 2024.
MARIA, Sandra Andrea Assumpção; LORANDI, Alexandra; BEHAR, Patricia Alejandra. Escrita Coletiva Digital: Conceitos, Características e Tecnologias. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, 16 set. 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1559. Acesso em: 29 maio 2024.
MENTIMETER. Crie word clouds ao vivo. Disponível em: https://www.mentimeter.com/pt-BR/features/word-cloud. Acesso em 29 maio 2024.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Narrativas hipertextuais na educação superior: uma proposta didática para o ensino de jornalismo multimídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2620. Acesso em: 29 maio 2024.
MORAN, José. Metodologias ativas em sala de aula. Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, [s.l.], v. 10, n. 39, p. 10-13, 2018/2019.
MORAN, José. Metodologias Ativas. In: BACICH, Lilian; MORAM, José (Eds.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 34–76. [e-Book].
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, [ s.l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/download/9010/6134. Acesso em: 29 maio 2024.
PADLET. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2021. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Padlet. Acesso em: 29 maio 2024.
PAPERT, S. The Children’s Machine. New York: Basic Books, 1992.
REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Sobre a aprendizagem criativa. São Paulo: Fundação Lemann, [s.d.] Disponível em: https://aprendizagemcriativa.org/pt-br/sobre-aprendizagem-criativa. Acesso em: 29 maio 2024.
RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso, 2020. [E-book].
RICE, R. P.; HUGULEY, J. T. Describing collaborative forms: a profile of the team-writing process. IEEE Transactions on Professional Communication, [s.l.], v. 37, n. 3, p. 163-170, 1994. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/317482. Acesso em: 29 maio 2024.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009. p. 31-42.
SOUZA, Elimara Pereira de; RUBIM, Iuri Oliveira. As dobras e os movimentos da aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, v. 6, n. 2, p. 61–80, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14513. Acesso em: 29 maio 2024.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andréia Ambrósio-Accordi, Silvia de Castro Bertagnolli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.