USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS PUBLICAÇÕES DE 2023 E 2024 NA REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
: inteligência artificial na educação, ética, revisão da literaturaResumo
Este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre o uso da inteligência artificial no contexto educacional brasileiro. A pesquisa analisou publicações da Revista Brasileira de Informática na Educação dos anos de 2023 e 2024, com o objetivo de identificar as aplicações e técnicas de inteligência artificial utilizadas na educação. Como metodologia realizou-se a identificação do tema, o estabelecimento de um protocolo para realizar a revisão de literatura, a categorização dos estudos e a síntese do conhecimento. Foi identificado que as técnicas mais utilizadas no contexto educacional são visão computacional, aprendizado de máquina, mineração de dados e processamento de linguagem natural. As áreas da educação impactadas foram as de ensino-aprendizagem e administração/gestão escolar. Identificou-se a existência de lacunas para pesquisas sobre mais aplicações no contexto da administração escolar, um potencial para explorar mais aplicações na sala de aula e a necessidade da expansão do debate ético sobre o uso da inteligência artificial.
Referências
AGARWAL, S. Data mining: Data mining concepts and techniques. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MACHINE INTELLIGENCE AND RESEARCH ADVANCEMENT, 2013, Katra, India. Proceedings [...]. [S. l.]: IEEE, 2013. p. 203–207. DOI: 10.1109/ICMIRA.2013.45.
ALMEIDA, V.; MENDES, L. S.; DONEDA, D. On the Development of AI Governance Frameworks. IEEE Internet Computing, v. 27, n. 1, p. 70-74, Jan./Feb. 2023. DOI: 10.1109/MIC.2022.3186030.
AQUINO, B.; SOUZA, J. F.; BARRÉRE, E. Automatic Classification of Learning Material Styles. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 906–924, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3431. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3431. Acesso em: 30 maio 2024.
AWS. O que é visão computacional?. Amazon Web Service (AWS), [S. l.], c2023. Disponível em: https://aws.amazon.com/pt/what-is/computer-vision/. Acesso em: 29 jun. 2024.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121–136, maio/ago. 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 17 jun. 2024.
DURSO, S. O. Reflexões sobre a aplicação da inteligência artificial na educação e seus impactos para a atuação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 40, e47980, 2024. DOI: 10.1590/0102-469847980.
GOODFELLOW, I.; YOSHUA, B. Deep learning. Cambridge: MIT, 2016.
GOOGLE TRENDS. Inteligência artificial na educação. 2024. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?date=today%205-y&geo=BR&q=Intelig%C3%AAncia%20artificial%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o&hl=pt . Acesso em: 29 set 2024
MACHADO, M. M. N.; SANTOS, M. P. M. O papel da tecnologia na transformação da educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1510–1521, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i1.13048. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13048. Acesso em: 6 jun. 2024.
MCCARTHY, J. What is artificial intelligence?. Stanford, Nov. 2007. Disponível em: https://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai.pdf. Acesso em: 29 jun. 2024.
MÜLLER, S.; BERGANDE, B.; BRUNE, P. Robot tutoring: on the feasibility of using cognitive systems as tutors in introductory programming education : A Teaching Experiment. In: EUROPEAN CONFERENCE OF SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION (ECSEE’18), 3., 2018, Seeon/Bavaria, Germany. Proceedings […]. New York: Association for Computing Machinery, 2018. p. 45-49.
OLIVEIRA, R. S.; MEDEIROS, F. P. A. Modelo de Predição de Evasão Escolar com Base em Dados de Autoavaliação de Cursos de Graduação. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 32, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3542. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3542. Acesso em: 22 jun. 2024.
OPENAI. Introducing ChatGPT. OpenAI, [s.l.], 30 Nov. 2022. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/. Acesso em: 29 set. 2024.
PEREIRA JÚNIOR, C. X..; ARAÚJO, R. D.; DORÇA, F. A. uma abordagem para recomendação personalizada de materiais educacionais por meio de filtragem baseada em conteúdo em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 731–758, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3292. Disponível em: https://journals sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3292. Acesso em: 30 jun. 2024
PERONAGLIO, F. F.; MANACERO, A.; BALDASSIN, A. J.; SANTOS, M. S.; LOBATO, R. S.; SPOLON, R.; CAVENAGHI, M. A. Adaptação automática de conteúdo aplicada em ambiente interativo de aprendizagem individualizada. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 255–270, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2906. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2906. Acesso em: 30 maio 2024.
RAUBER, M. F.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; BORGATTO, A. F.; MARTINS, R. M. Uma análise detalhada do desempenho de aprendizagem ensinando machine learning na educação básica aplicando a teoria de resposta ao item. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 1031–1056, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3442. Disponível em: https://journals sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3442. Acesso em: 22 jun. 2024.
RBIE. About the Journal. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, c2024. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/about. Acesso em: 29 jun. 2024.
RODRIGUES, L. S.; SANTOS, M.; GOMES, C. F. S.; CHOREN, R.; GOLDSCHMIDT, R.; BARBARÁ, S. Transformers para previsão de desempenho acadêmico no ensino Fundamental e Médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 32, p. 213–241, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3661. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3661. Acesso em: 31 maio. 2024.
RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Artificial intelligence: a modern approach. 3rd. ed. Upper Saddle River, NJ, USA: Pearson Education, 2010.
RUSSO, F. A. I.; SANT’ANNA, N. R.; IMAI, R. H. Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 814–828, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2914. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2914. Acesso em: 22 jun. 2024.
SANTOS, S. M. A. V. Desvendando horizontes: explorando as possibilidades da inteligência artificial no século XXI. Observatório de la Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 2, p. e3470, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n2-216. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/3470. Acesso em: 29 jun. 2024.
SOARES, R. C.; WEBER NETO, N.; COUTINHO, L. R.; SANTOS, D. V.; SILVA, F. J. S.; TELES, A. S. Minerando Dados para Entender os Fatores de Influência da Qualidade Educacional do Maranhão. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 378–406, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2831. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2831. Acesso em: 29 maio. 2024.
WERLANG, P.; JAQUES, P.A. Detecção por face de emoções de aprendizagem: abordagem baseada em redes neurais profundas e fluxo de emoções. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 174–204, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2936. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2936. Acesso em: 22 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rennan Neves de Oliveira, Dyogo Porfirio Almeida Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.