USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS PUBLICAÇÕES DE 2023 E 2024 NA REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

: inteligência artificial na educação, ética, revisão da literatura

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre o uso da inteligência artificial no contexto educacional brasileiro. A pesquisa analisou publicações da Revista Brasileira de Informática na Educação dos anos de 2023 e 2024, com o objetivo de identificar as aplicações e técnicas de inteligência artificial utilizadas na educação. Como metodologia realizou-se a identificação do tema, o estabelecimento de um protocolo para realizar a revisão de literatura, a categorização dos estudos e a síntese do conhecimento. Foi identificado que as técnicas mais utilizadas no contexto educacional são visão computacional, aprendizado de máquina, mineração de dados e processamento de linguagem natural. As áreas da educação impactadas foram as de ensino-aprendizagem e administração/gestão escolar. Identificou-se a existência de lacunas para pesquisas sobre mais aplicações no contexto da administração escolar, um potencial para explorar mais aplicações na sala de aula e a necessidade da expansão do debate ético sobre o uso da inteligência artificial.

Biografia do Autor

Rennan Neves de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Mestrando

Mestrando em Educação na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na linha de pesquisa Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais. Pós graduado em Programação Orientado a Objetos com Java e em Arquitetura e Projetos em Cloud Computing pela Universidade Estácio de Sá, graduado em Tecnologia em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense e Técnico em Informática pelo Senac. Atualmente Técnico em Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais, exerce as atividades de administração de redes de computadores e desenvolvimento de sistemas.

Dyogo Porfirio Almeida Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Mestrando

Mestrando em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com linha de pesquisa na área de Aplicação de Inteligência Artificial na Educação. Especialização em Computação com Ênfase em Segurança da Informação em Redes de Computadores pela Faculdade de Computação de Montes Claros (FACOMP/PROMINAS), e especialização em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Sistemas de Informação pela FACOMP/PROMINAS e técnico em informática pela Fundação Educacional de Montes Claros (FEMC). Profissional da área de tecnologia da informação há 19 anos.

Referências

AGARWAL, S. Data mining: Data mining concepts and techniques. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MACHINE INTELLIGENCE AND RESEARCH ADVANCEMENT, 2013, Katra, India. Proceedings [...]. [S. l.]: IEEE, 2013. p. 203–207. DOI: 10.1109/ICMIRA.2013.45.

ALMEIDA, V.; MENDES, L. S.; DONEDA, D. On the Development of AI Governance Frameworks. IEEE Internet Computing, v. 27, n. 1, p. 70-74, Jan./Feb. 2023. DOI: 10.1109/MIC.2022.3186030.

AQUINO, B.; SOUZA, J. F.; BARRÉRE, E. Automatic Classification of Learning Material Styles. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 906–924, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3431. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3431. Acesso em: 30 maio 2024.

AWS. O que é visão computacional?. Amazon Web Service (AWS), [S. l.], c2023. Disponível em: https://aws.amazon.com/pt/what-is/computer-vision/. Acesso em: 29 jun. 2024.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121–136, maio/ago. 2011. DOI: 10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 17 jun. 2024.

DURSO, S. O. Reflexões sobre a aplicação da inteligência artificial na educação e seus impactos para a atuação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 40, e47980, 2024. DOI: 10.1590/0102-469847980.

GOODFELLOW, I.; YOSHUA, B. Deep learning. Cambridge: MIT, 2016.

GOOGLE TRENDS. Inteligência artificial na educação. 2024. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?date=today%205-y&geo=BR&q=Intelig%C3%AAncia%20artificial%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o&hl=pt . Acesso em: 29 set 2024

MACHADO, M. M. N.; SANTOS, M. P. M. O papel da tecnologia na transformação da educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1510–1521, 2024. DOI: 10.51891/rease.v10i1.13048. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13048. Acesso em: 6 jun. 2024.

MCCARTHY, J. What is artificial intelligence?. Stanford, Nov. 2007. Disponível em: https://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai.pdf. Acesso em: 29 jun. 2024.

MÜLLER, S.; BERGANDE, B.; BRUNE, P. Robot tutoring: on the feasibility of using cognitive systems as tutors in introductory programming education : A Teaching Experiment. In: EUROPEAN CONFERENCE OF SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION (ECSEE’18), 3., 2018, Seeon/Bavaria, Germany. Proceedings […]. New York: Association for Computing Machinery, 2018. p. 45-49.

OLIVEIRA, R. S.; MEDEIROS, F. P. A. Modelo de Predição de Evasão Escolar com Base em Dados de Autoavaliação de Cursos de Graduação. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 32, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3542. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3542. Acesso em: 22 jun. 2024.

OPENAI. Introducing ChatGPT. OpenAI, [s.l.], 30 Nov. 2022. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/. Acesso em: 29 set. 2024.

PEREIRA JÚNIOR, C. X..; ARAÚJO, R. D.; DORÇA, F. A. uma abordagem para recomendação personalizada de materiais educacionais por meio de filtragem baseada em conteúdo em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 731–758, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3292. Disponível em: https://journals sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3292. Acesso em: 30 jun. 2024

PERONAGLIO, F. F.; MANACERO, A.; BALDASSIN, A. J.; SANTOS, M. S.; LOBATO, R. S.; SPOLON, R.; CAVENAGHI, M. A. Adaptação automática de conteúdo aplicada em ambiente interativo de aprendizagem individualizada. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 255–270, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2906. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2906. Acesso em: 30 maio 2024.

RAUBER, M. F.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; BORGATTO, A. F.; MARTINS, R. M. Uma análise detalhada do desempenho de aprendizagem ensinando machine learning na educação básica aplicando a teoria de resposta ao item. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 1031–1056, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3442. Disponível em: https://journals sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3442. Acesso em: 22 jun. 2024.

RBIE. About the Journal. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, c2024. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/about. Acesso em: 29 jun. 2024.

RODRIGUES, L. S.; SANTOS, M.; GOMES, C. F. S.; CHOREN, R.; GOLDSCHMIDT, R.; BARBARÁ, S. Transformers para previsão de desempenho acadêmico no ensino Fundamental e Médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 32, p. 213–241, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3661. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3661. Acesso em: 31 maio. 2024.

RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Artificial intelligence: a modern approach. 3rd. ed. Upper Saddle River, NJ, USA: Pearson Education, 2010.

RUSSO, F. A. I.; SANT’ANNA, N. R.; IMAI, R. H. Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 814–828, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2914. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2914. Acesso em: 22 jun. 2024.

SANTOS, S. M. A. V. Desvendando horizontes: explorando as possibilidades da inteligência artificial no século XXI. Observatório de la Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 2, p. e3470, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n2-216. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/3470. Acesso em: 29 jun. 2024.

SOARES, R. C.; WEBER NETO, N.; COUTINHO, L. R.; SANTOS, D. V.; SILVA, F. J. S.; TELES, A. S. Minerando Dados para Entender os Fatores de Influência da Qualidade Educacional do Maranhão. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 378–406, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2831. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2831. Acesso em: 29 maio. 2024.

WERLANG, P.; JAQUES, P.A. Detecção por face de emoções de aprendizagem: abordagem baseada em redes neurais profundas e fluxo de emoções. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 31, p. 174–204, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2936. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2936. Acesso em: 22 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-10

Como Citar

Oliveira, R. N. de, & Santos, D. P. A. (2025). USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DAS PUBLICAÇÕES DE 2023 E 2024 NA REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(2), 54–69. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/310