IMPLEMENTAÇÃO DA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL: UM RELADO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-3

Palavras-chave:

educação especial, deficiência intelectual

Resumo

Este artigo relata a experiência de implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Departamento Atendimento Educacional Especializado (DAEE) colégio de aplicação da UERJ (CAP-UERJ) entre setembro e dezembro de 2023. O objetivo foi desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) para uma aluna com deficiência intelectual, atendendo suas necessidades específicas e promovendo sua inclusão no ambiente escolar. A metodologia adotada começou com um diagnóstico detalhado da aluna, seguido pela elaboração do PDI, que estabeleceu estratégias personalizadas de aprendizagem. Durante as sessões de AEE, a aluna participou de atividades variadas, como jogos pedagógicos e exercícios de leitura, que estimularam seu desenvolvimento cognitivo e social. A colaboração com os professores da sala regular foi essencial para garantir que as adaptações necessárias fossem feitas no ambiente escolar. O envolvimento da família também se mostrou crucial, com reuniões periódicas para discutir o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário. Os resultados demonstraram avanços significativos nas habilidades de leitura e escrita da aluna, além de um aumento na confiança nas interações com os colegas. A inclusão nas atividades da sala de aula e a participação em projetos coletivos foram notáveis. Essa experiência evidenciou a eficácia das salas de recursos multifuncionais na promoção da educação inclusiva, destacando a importância de uma abordagem centrada no aluno. Conclui-se que práticas inclusivas, como as vivenciadas, podem ser replicadas em outras instituições, promovendo uma educação mais equitativa e acessível.

Biografia do Autor

Neimar Oliveira das Dores, Instituto Benjamin Constant

É Pedagogo, Matemático e Bacharel e Licenciado em Letras pela UFRJ; Especialista em Serviço de Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva UFGD além disso é  Professor de Atendimento Educacional Especializado no Instituto Benjamin Constant

Felipe Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É Pedagogo, especialista em Atendimento educacional Especializado, e Tecnico Educacional do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeior

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Dores, N. O. das, & Oliveira, F. D. de. (2025). IMPLEMENTAÇÃO DA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL: UM RELADO DE EXPERIÊNCIA . REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(2), 44–53. https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-3