IMPLEMENTAÇÃO DA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL: UM RELADO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-3Palavras-chave:
educação especial, deficiência intelectualResumo
Este artigo relata a experiência de implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Departamento Atendimento Educacional Especializado (DAEE) colégio de aplicação da UERJ (CAP-UERJ) entre setembro e dezembro de 2023. O objetivo foi desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) para uma aluna com deficiência intelectual, atendendo suas necessidades específicas e promovendo sua inclusão no ambiente escolar. A metodologia adotada começou com um diagnóstico detalhado da aluna, seguido pela elaboração do PDI, que estabeleceu estratégias personalizadas de aprendizagem. Durante as sessões de AEE, a aluna participou de atividades variadas, como jogos pedagógicos e exercícios de leitura, que estimularam seu desenvolvimento cognitivo e social. A colaboração com os professores da sala regular foi essencial para garantir que as adaptações necessárias fossem feitas no ambiente escolar. O envolvimento da família também se mostrou crucial, com reuniões periódicas para discutir o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário. Os resultados demonstraram avanços significativos nas habilidades de leitura e escrita da aluna, além de um aumento na confiança nas interações com os colegas. A inclusão nas atividades da sala de aula e a participação em projetos coletivos foram notáveis. Essa experiência evidenciou a eficácia das salas de recursos multifuncionais na promoção da educação inclusiva, destacando a importância de uma abordagem centrada no aluno. Conclui-se que práticas inclusivas, como as vivenciadas, podem ser replicadas em outras instituições, promovendo uma educação mais equitativa e acessível.
Referências
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN): Lei nº 9.394/1996, que define as bases da educação brasileira e destaca a inclusão de pessoas com deficiência como um dos princípios fundamentais. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/ legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 de out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (PNE): Lei nº 13.005/2014, que estabelece metas e estratégias para a educação no Brasil, incluindo metas relacionadas à inclusão e ao acesso à educação de qualidade para pessoas com deficiência. Disponível em https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de- educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 12 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.
BRASIL. Presidência da República. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRUNER, J. S. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, Contexto: 2002
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. São Paulo: Contexto: 2004
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa: Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS/ SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: UFRGS,200. Disponível em: Acesso em: 03 nov. 2023.
MAFEZONI, Andressa Caetano; MELO, Douglas Christian Ferrari. O direito de aprender e os alunos público-alvo da educação especial. Educação em Debate, Fortaleza, ano 41, nº 78 - jan./abr. 2019. Disponível em http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/72664. Acesso em: 5 nov. 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo : Moderna , 2003. — (Coleção cotidiano escolar). Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria- Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf. Acesso em: 5 de nov.2023.
TOZZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores. educação, cultura e desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica,v. 3. p.1-38. 2010. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/195/3/01d10a03.pdf. Acesso em: 03 nov. 2023.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological Processes. [s.n. t ], 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Neimar Oliveira das Dores, Felipe Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.