DESEMPENHO NO ENADE EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.7.1-2Palavras-chave:
ENADE, desempenho educacional, ensino presencial, ensino a distância, administraçãoResumo
O ensino superior vem sofrendo transformações ao longo do tempo e impulsionando novas formas de ensinar. Surgem as inovações tecnológicas que beneficiam a educação e ampliam o número de ingressantes no ensino superior. Para verificar a qualidade e o desempenho de todo o sistema do ensino superior, políticas públicas de educação são instituídas, acompanhadas e evoluem de acordo com as condições e as demandas sociais. A pesquisa teve como objetivo analisar o rendimento dos concluintes dos cursos de Administração ofertados na modalidade EaD, comparando-o com o dos cursos presenciais, a fim de compreender a participação dos cursos EaD na formação dos bacharéis em Administração, no Brasil. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados dados estatísticos extraídos das Sinopses da Educação Superior, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes ao período de 2009 a 2018. Os dados extraídos e analisados são os seguintes: (i) quantitativo de cursos; (ii) vagas ofertadas; (iii) matrículas; (iv) ingressantes; e (v) concluintes. Os gráficos elaborados demonstraram o ritmo de crescimento de tais cursos, em comparação com os cursos presenciais. Além disso, problematizou-se o desempenho educacional dos cursos de Administração na modalidade EaD, frente aos cursos presenciais, indicando tendências para a formação e o exercício profissional.
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