DESAFIOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.7.2-4Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais; Ensino Remoto; PandemiaResumo
A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são atividades de ensino mediadas pela tecnologia, mas que se orientam pelos princípios da educação presencial. O presente artigo aborda a temática da educação frente a pandemia da Covid-19 refletindo sobre os impactos percebidos pelos docentes e alunos durante a mediação do ensino remoto de uma escola da rede Pública Estadual da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, intercedido a utilização da tecnologia para este ensino onde o público-alvo são alunos matriculados nas turmas do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental. Na metodologia, a construção teórica deste artigo é embasada na análise bibliográfica da literatura e utilizamos uma abordagem qualitativa, por meio de análise da coleta de dados através da aplicação de um questionário. Concluiu-se que a utilização de ferramentas tecnológicas que antes eram utilizadas apenas para diversão e comunicação, passou a ser usada quase obrigatoriamente para o conhecimento e aprendizagem e com tais tecnologias educacionais permite aos envolvidos uma aprendizagem desafiadora justamente por seu caráter criativo, inovador e socializador, além de contribuir para a formação significativa dos diversos atores que fazem parte do contexto educacional.
Referências
CANI, J. B. et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.
CUNHA, D. O et al. COVID-19 e saúde do trabalhador da saúde no Estado do Rio de Janeiro. Research, Society And Development, v. 10, n. 9, p. e14910917780, 23 jul. 2021.
BEZERRA, Leonardo Ferreira et al. Os Efeitos da Capacitação do Sistema Eletrônico de Informação em uma Instituição Pública Federal. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, [S.l.], v. 12, p. 01-16, may 2022. DOI :https://doi.org/10.22279/navus.2022.v12.p01-16.1725.
CUNHA, D. O.; OLIVEIRA, F. L.; BEZERRA, L. F.; SEVERIANO JUNIOR, E.; GONÇALVES, C. P. O Uso do E-Learning como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 8, n. 3, p. 41-53, 2019. DOI: 10.21714/2237-3713rta2019v8n3p4153
DEMO, P. Formação de professores básicos na universidade: indicações preliminares de um adestramento obsoleto. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, p. e021015-e021015, 2021.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, n. 24, p. 213-225, 2004.
FRANÇA FILHO, A. L.; FRANÇA ANTUNES, C.; COUTO, M. A. C. Alguns apontamentos para uma crítica da EAD na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, v. 16, n. 1, 2020.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
OLIVEIRA, F. L.; CUNHA, D. O. Dispositivo Digital: Relato de Experiência na Produção de Objeto de Aprendizagem Pedagógica. Extensão em Foco, n. 24, 2021.
SEVERIANO JUNIOR, E.; CUNHA, D. O.; ZOUAIN, D. M.; GONÇALVES, C. P. Produtivismo Acadêmico e suas Consequências para a Produção Científica na Área de Administração. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 27, n. 2, p. 343-374, 2021.
STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS, Rio de Janeiro, FIOCRUZ, n. 215, p. 10-15, ago. 2020.
TAJRA, S. F. A. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9ª edição. São Paulo. Érica, 2012.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman Editora, 2015.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, p. 129-149, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os direitos autorais serão atribuídos automaticamente a Alenice Soares da Silva, Sidneia Alves do Carmo, Ely Severiano Junior, Diego de Oliveira da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.
