FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DOS CONCEITOS DE MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Palavras-chave:
Astrofísica, História da Ciência, Gravitação, Fronteira da Ciência, astrofísica; história da ciência; gravitação; fronteira da ciência.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as possibilidades educacionais do uso no ensino de Física dos conceitos de matéria escura e energia escura em atividades de sala de aula e de divulgação científica. Para a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido, foi feita uma ampla revisão bibliográfica da literatura científica sobre temas como matéria escura, energia escura e ensino de Física, por meio da leitura e análise de teses, dissertações, artigos em revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos e livros científicos. Uma ênfase foi conferida para a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e de energia escura, o chamado setor escuro. Os argumentos físicos, para as evidências experimentais acerca da existência de ambas, são apresentados, a partir dos seus efeitos gravitacionais. Os desafios existentes atualmente pelas questões associadas à natureza da matéria escura e da energia escura são comparados com os problemas que existiam na História da Astronomia do século XIX referentes às órbitas dos planetas Urano e Mercúrio. Este trabalho também procura investigar formas pelas quais temas situados na fronteira da Física atual podem ser trabalhados educacionalmente.
Referências
ABRAMO, Raul. O estranho universo em que vivemos. Ciência e Cultura, v. 61, n. 4, p. 23-27, 2009. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v61n4/10.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
AGUIAR, Ricardo Rechi. Tópicos de astrofísica e cosmologia: uma aplicação de física moderna e contemporânea no ensino médio. Dissertação (Mestrado) - USP, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25012011-112911/en.php. Acesso em: 10 ago. 2023.
BERTOLAMI, Orfeu; GOMES, Cláudio. Matéria escura. Revista de Ciência Elementar, v. 5, n. 4, 064, 2017. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2017/064/. Acesso em: 14 ago. 2023.
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 2 abr. 2024.
BUSATTO, Cassiano Zolet et al. O ensino de física moderna e contemporânea na educação básica: conteúdos trabalhados pelos docentes. Revista CIATEC-UPF, v.10, n. 1, p.104-115, 2018. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/ciatec/article/view/8388. Acesso em: 2 abr. 2024.
CIRILLO, Cintia Aparecida. Matéria escura: proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a introdução de física contemporânea no ensino médio. 2021. 34 f. Produto Educacional de Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2021. Disponível em: https://mnpef.propg.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2021/12/Produto-Cintia-Aparecida-Cirillo.pdf. Acesso em: 2 abr. 2024.
CLEGG, Brian. Dark matter & dark energy: the hidden 95% of the universe. Londres, Reino Unido: Icon Books, 2019.
COSTA, Francisco Ernandes Matos. Compreendendo o Universo numa Perspectiva Newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, e2308, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/bYsWvVygmDBbxwmfdBhKqgH/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2023.
COSTA, Matheus Agenor Gomes da et al. Astrofísica no Novo Ensino Médio: Uma abordagem prática da Matéria Escura no contexto de uma disciplina eletiva. Anais do XVI Encontro de Física do ITA (EFITA), São José dos Campos, 2023. Disponível em: https://www.efita.ita.br/wp-content/uploads/2023/10/2023-10-04-Anais_do_XVI_EFITA.pdf. Acesso em: 2 abr. 2024.
DORSCH, Gláuber Carvalho. Um escuro quarto do Universo. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 34-57, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33753. Acesso em: 10 ago. 2023.
FORRESTER, Rochelle. History of Astronomy: From the Ptolemaic System to General Relativity. Humanities Commons, 2019. Disponível em: https://hcommons.org/deposits/objects/hc:27114/datastreams/CONTENT/content. Acesso em: 12 ago. 2023.
FRIEMAN, Joshua TURNER, Michael; HUTERER, Dragan. Dark Energy and the Accelerating Universe. ArXiv, 2008. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/0803.0982.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
FRÓES, André Luís Delvas. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, 3504, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/788HtL95HTqRDYmmgwntPCh/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2023.
GRAEF, Leila Lobato. Um modelo para decaimento da energia escura. São Paulo: Mestrado – USP, 2012. Disponível em:https://teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-08082012-150548/pt-br.php. Acesso em: 12 ago. 2023.
GUSMÃO, Thiago; VALENTE, Julia; DUARTE, Sergio José Barbosa. A matéria escura no universo: uma sequência didática para o ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, e4504, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/f94zbn936VbJgscj3ykpnKc/?lang=pt#. Acesso em: 12 ago. 2023.
HERNÁNDEZ-ARBOLEDA, Alejandro; RODRIGUES, Davi Cabral. Rotação de galáxias e matéria escura. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 6-33, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33939. Acesso em: 14 ago. 2023.
HORVATH, Jorge Ernesto et al. Cosmologia física: do micro ao macro cosmos e vice-versa. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.
JOYCE, Austin et al. Beyond the cosmological standard model. ArXiv, 2014. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1407.0059.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
KAK, Subhash. Information Theory of Evolutionary Stages in Noninteger Dimensional Spaces. Techrxiv, 2021. Disponível em: https://www.techrxiv.org/articles/preprint/Information_Theory_of_Evolutionary_Stages_in_Noninteger_Dimensional_Spaces/13775005/1. Acesso em: 14 ago. 2023.
KLAER, Vincent; MOORE, Guy. The dark-matter axion mass. ArXiv, 2017. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1708.07521.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
LADERA, Celso; ALOMÁ, Eduardo; LEÓN, Pilar. The Virial Theorem and its applications in the teaching of Modern Physics. Latin-American Journal of Physics Education, v. 4, n. 2, p. 260-266, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3696144. Acesso em: 10 ago. 2023.
LEÃO, Renata Sá Carneiro; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A educação em astronomia na era digital e a BNCC: convergências e articulações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 30, p. 115-131, 2021. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/498. Acesso em: 2 abr. 2024.
LIMA, José Ademir Sales; SANTOS, Rose Clivia. 100 Anos da Cosmologia Relativística (1917-2017). Parte I: Das Origens à Descoberta da Expansão Universal (1929). Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 401, n. 1, e1313, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n1/1806-1117-rbef-40-01-e1313.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
LINDER, Eric. Resource Letter: Dark Energy and the Accelerating Universe. ArXiv, 2007. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/0705.4102.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
LÍVIO, Mário. A energia escura e o futuro do universo. Dicta & Contradicta, São Paulo, n. 4, dez. 2009. Disponível em: http://www.dicta.com.br/edicoes/edicao-4/a-energia-escura-e-o-destino-do-universo/. Acesso em: 10 ago. 2023.
LOPES, Letícia Padula. Elaboração e avaliação de uma história em quadrinhos de ficção científica sobre matéria escura e a estrutura da Ciência: uma proposta executada no planetário da Unipampa. TCC - Unipampa Bagé, RS, 2019. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/4805/1/TCC%20Let%c3%adcia%20Lopes%202019.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
MARQUES, Joana Brás Varanda. Educação não-formal e divulgação da astronomia no Brasil: atores e dinâmica da área na perspectiva da complexidade. Tese (Doutorado) -UFSCar, São Carlos, SP, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9613?show=full. Acesso em: 10 ago. 2023.
MILONE, André de Castro et al. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos, SP: INPE, 2010. Disponível em: http://www.inpe.br/ciaa2018/arquivos/pdfs/completo.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
MORIGGI, Andressa Varriale. “Matéria escura e energia escura” no ensino médio: um tema de física moderna e contemporânea epistemologicamente efervescente. 2023. 243 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/268220/001188212.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 abr. 2024.
NASCIMENTO, Elizangela Anazilda do. Candidatos à matéria escura no universo: MACHOs E WIMPs. Campina Grande, PB: Dissertação (Mestrado) - UFCG, 2018. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFCG_08f6c04119f272ace9c82dc26a93d659. Acesso em: 14 ago. 2023.
NOVOSYADLYJ, Bohdan et al. Dark energy: observational evidence and theoretical models. Volume 1. Dark energy and dark matter in the universe in three volumes. ArXiv, 2013. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1502.04177.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.
OLIVEIRA, Felipe Andrade. Cosmologias aceleradas com criação de matéria: teoria e testes observacionais. São Paulo: Doutorado IAG-USP, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14131/tde-14102015 083201/publico/tese_Felipe_Oliveira_VF.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
PEREIRA, João Alberto Mesquita. Introducing dark energy in the classroom using paradoxes. IOP Conference Series: Journal of Physics, v. 1286, 012008, 2019. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1286/1/012008/pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
PEREIRA, Nádia Vilela; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. Uma proposta de ensino a partir da história da física. E-Mosaicos, v. 8, n. 19, p. 92-114, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/42890. Acesso em: 10 ago. 2023.
PRAIA, João; GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 02, p. 141-156, 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000200001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 ago. 2023.
REYNOLDS, Mark Anthony. The Duhem-Quine thesis and the dark matter problem. ArXiv, 2015. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1507.06282.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
ROOS, Matts. Expansion of the Universe: Standard Big Bang Model. ArXiv, 2008. Disponível em: https://arxiv.org/abs/0802.2005. Acesso em: 14 ago. 2023.
SÁNCHEZ–VEGA, Bruce Lehmann. Matéria escura axiônica. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 66-78, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33930. Acesso em: 13 ago. 2023.
SHARMA, Gazal; ANU; CHAUHAN, Bhag Chand. Dark matter and neutrinos. ArXiv, 2017. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1711.10564.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
SILVA, Renato Gomes da; SILVA, Ítalo Batista da. Investigação do ensino de astronomia (Matéria Escura - ME) no nível médio em duas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte (RN). HOLOS, v. 7, 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10776. Acesso em: 2 abr. 2024.
VELTEN, Hermano. Matéria escura, energia escura e a busca por uma nova teoria para a gravitação. Cadernos de Astronomia, v. 1, n. 1, p. 40-51, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/31674/21243. Acesso em: 11 ago. 2023.
VELTEN, Hermano. Matéria escura e as estruturas cósmicas. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 58-65, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33609. Acesso em: 10 ago. 2023.
WAGA, Ioav. Cem anos de descobertas em Cosmologia e novos desafios para o século XXI. Revista Brasileia de Ensino de Física, v. 27, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v27n1/a18v27n1.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.
WOITHE, Julia; KERSTING, Magdalena. Bend it like dark matter! ArXiv, 2020. Disponível em: https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2010/2010.14826.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
XIMENES, Samuel Jorge Carvalho. Matéria escura no ensino médio. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2016_Samuel_Ximenes/dissertacao_Samuel_Ximenes.pdf. Acesso em: 2 abr. 2024.
ZIMDAHL, Winfried. Big bang & energia escura: problemas atuais da cosmologia. Cadernos de Astronomia, v. 2, n. 1, p. 106-114, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/33624/22915. Acesso em: 11 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diego Corrêa Peres de Souza, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.