FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DOS CONCEITOS DE MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Astrofísica, História da Ciência, Gravitação, Fronteira da Ciência, astrofísica; história da ciência; gravitação; fronteira da ciência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as possibilidades educacionais do uso no ensino de Física dos conceitos de matéria escura e energia escura em atividades de sala de aula e de divulgação científica. Para a fundamentação teórica do trabalho desenvolvido, foi feita uma ampla revisão bibliográfica da literatura científica sobre temas como matéria escura, energia escura e ensino de Física, por meio da leitura e análise de teses, dissertações, artigos em revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos e livros científicos. Uma ênfase foi conferida para a evolução histórica dos conceitos de matéria escura e de energia escura, o chamado setor escuro. Os argumentos físicos, para as evidências experimentais acerca da existência de ambas, são apresentados, a partir dos seus efeitos gravitacionais. Os desafios existentes atualmente pelas questões associadas à natureza da matéria escura e da energia escura são comparados com os problemas que existiam na História da Astronomia do século XIX referentes às órbitas dos planetas Urano e Mercúrio. Este trabalho também procura investigar formas pelas quais temas situados na fronteira da Física atual podem ser trabalhados educacionalmente.

Biografia do Autor

Diego Corrêa Peres de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba.

Mestrando em Ensino de Física pela Universidade de Caxias do Sul

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).

Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).

Mestre em Física pela USP (1988).

Doutor em Física pela USP (1996).

Docente de Física e Professor Titular do IFSP-Caraguatatuba.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Souza, D. C. P. de, & Teixeira, R. R. P. (2024). FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DOS CONCEITOS DE MATÉRIA ESCURA E ENERGIA ESCURA PARA O ENSINO DE FÍSICA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(1), 31–44. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/280