AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Patricia Marciano de Oliveira Professora em Escolas Municipais, nas cidades de Magé e Duque de Caxias / Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UNICARIOCA). https://orcid.org/0000-0003-4965-0015

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n1-2

Palavras-chave:

Neurociência, Aprendizagem Significativa, Informática Educativa

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama dos estudos e aplicação da Neurociência na Educação com dados oficiais de avaliações externas do desempenho escolar no Brasil, por meio de uma revisão bibliográfica. Estabelece uma análise a partir de levantamento de dados por meio de questionário online com professores, que desempenham atividades com recursos tecnológicos digitais no processo ensino e aprendizagem em uma rede municipal de ensino no Estado do Rio de Janeiro. A partir dos dados indicativos sobre a temática da Neurociência na Educação fica evidente a necessidade de investimento na formação inicial e continuada dos professores, de forma que o processo ensino e aprendizagem ocorra em uma perspectiva colaborativa, em que professores e alunos possam interagir. Sendo o aluno o protagonista da aprendizagem, ativo e integrado às atividades que constituem o aprendizado. E assim todos os atores do processo educativo possam contribuir para a construção de um currículo com viés mais colaborativo que conduza para uma aprendizagem significativa.

 

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

de Oliveira, P. M. (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 5(1), 17–26. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n1-2