AÇÕES DE DOCÊNCIA NA PANDEMIA

DESAFIOS E OPORTUNIDADES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Palavras-chave: Ensino Remoto, Pandemia, Novas Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar uma pesquisa-ação sobre a utilização do ensino remoto por meio da plataforma Google Classroom para turmas do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual localizada em São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa identificou que professores e alunos não possuíam acesso às tecnologias ou experiência com essa modalidade de ensino. A pandemia exigiu adaptações educativas rápidas, concluindo-se que a prática de ensino vigente não se constitui em modalidade de educação a distância e os alunos vulneráveis são os que mais sofrem para acompanhar o processo mediado pelas novas tecnologias digitais.

Referências

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
PASQUAL JÚNIOR, Paulo Antonio. Pensamento computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma Code.Org. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2018. 121f. (Dissertação de Mestrado em Educação)
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. São Paulo: Artmed, 1999.
PIMENTEL, Mariano. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, 23 mai. 2020. Disponível em: . Acesso em 26 mai. 2020.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
PONTUAL, Pedro. O ano em que o mundo parou. Revista Época, publicado em 11 mai. 2020. Disponível em: < https://epoca.globo.com/artigo-o-ano-em-que-mundo-parou-24420884>. Acesso em 26 mai. 2020.
Publicado
2020-09-29