SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PERMEADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Rosayna Frota Bazhuni Supervisora Educacional na Fundação Municipal de Educação de Niterói. https://orcid.org/0000-0003-2618-0233
  • Tharcila de Abreu Almeida Professora de Educação Infantil da Fundação Municipal de Educação de Niterói. https://orcid.org/0000-0002-7429-0421
  • Soyane De Sant'anna Pedretti Professora de Ensino Fundamental II da Prefeitura de Macaé- RJ. https://orcid.org/0000-0002-1234-3372
  • Ana Paula Legey Professora no Centro Universitário UniCarioca / Pesquisadora Colaboradora na área de Divulgação Científica no Instituto de Engenharia Nuclear / Doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN). https://orcid.org/0000-0002-9056-9844
  • André Do Espírito Santo Cotelli Colaborador de Projetos no Instituto de Engenharia Nuclear. Professor no Centro Universitário Carioca. Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo IEN. Doutorando em Gestão de Sistemas Complexos pelo PPGI/UFRJ. https://orcid.org/0000-0002-6593-5259
  • Antonio Carlos de Abreu Mól Pró-Reitor de Ensino na Comissão Nacional de Energia Nuclear. Pesquisador INCT. Professor no Centro Universitário Carioca. Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. https://orcid.org/0000-0002-1744-1692
  • Marcos Antonio Silva Mestre em educação em ciências e saúde - NUTES da UFRJ. Pesquisador e Professor no Centro Universitário UniCarioca. https://orcid.org/0000-0002-8547-1359

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v6n1-4

Palavras-chave:

Sequência didática, Novas tecnologias, Educação infantil

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de avaliar a utilização de Sequência Didática elaborada por professores e alunos de um curso de Mestrado e disponibilizada por meio de uma Plataforma Digital Educativa, a fim de auxiliar docentes de escolas públicas e particulares, discentes, bem como suas respectivas famílias, em tempos de pandemia da COVID-19. Para tal elaboramos uma Sequência Didática e posteriormente desenvolvemos um questionário para avaliar a mesma, com questões de acordo com a escala de Likert para serem respondidas por professores que atuam na Educação Básica das redes de ensino do Estado do Rio de Janeiro e proximidades. Os resultados apontam que essas atividades facilitam o processo de aprendizagem sobre qualquer assunto, atendendo a necessidade de implementação de novas tecnologias na Educação Infantil, contemplando os eixos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de aulas motivadoras e significativas para as crianças, que se encontravam em situação de isolamento social.

 

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Bazhuni, R. F., Almeida, T. de A., Pedretti, S. D. S., Legey, A. P., Cotelli, A. D. E. S., Mól, A. C. de A., & Silva, M. A. (2021). SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PERMEADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 6(1), 53–65. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v6n1-4

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