A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA E O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-4

Palavras-chave:

Brincar, tecnologia, aprendizagem infantil

Resumo

O brincar é um ato humano que permite a vivência de situações lúdicas que ajudam no desenvolvimento de suas potencialidades criativas e imaginativas. Observa-se que as formas de brincar foram se transformando com o passar do tempo e as brincadeiras na atualidade estão associadas com o uso da tecnologia. O objetivo do presente artigo é mostrar a importância da brincadeira para a aprendizagem infantil e como o surgimento das novas tecnologias mudaram o brincar na atualidade. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura com a consulta à livros, artigos, documentos e normas encontrados em bases de dados e bibliotecas digitais. O material selecionado contou com a inclusão de artigos em português, publicados entre 2018 e 2023, em revistas e periódicos da área da educação. A análise de conteúdo mostrou os subtemas principais para a compreensão do tema, que foram: o brincar aliado ao uso das novas tecnologias digitais; o desafio para ensinar as novas gerações e a necessidade da formação docente para tal cenário. A abordagem ofereceu a compreensão das mudanças ocorridas na sociedade impulsionadas pelos avanços tecnológicos, o que demanda a preocupação das escolas com propostas de práticas educativas que possam contribuir de forma positiva para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que o uso das novas tecnologias podem tornar as aulas divertidas, prazerosas e significativas.

Biografia do Autor

Sheila da Silva Ferreira Arantes, UniCarioca

Centro Universitário UniCarioca

Ana Paula Legey, UniCarioca

Centro Universitário UniCarioca

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Câmara, T. C., Arantes, S. da S. F., & Legey, A. P. (2024). A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA E O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 8(2), 44–56. https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-4

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