SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA PANDEMIA
“RECICLAGEM NA QUARENTENA”
Resumo
O presente trabalho tem origem nas experiências da disciplina Reforço Escolar do Mestrado Profissional de um Centro Universitário do Rio de Janeiro. O objetivo deste relato de experiência é elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) que contribuiu com ações no momento de Pandemia. A metodologia consistiu no desenvolvimento da SD com uso de recursos tecnológicos e sua aplicação no ensino remoto, com o apontamento de resultados que promovem a participação dos alunos no desenvolvimento de atividades de leitura e de escrita. Podemos concluir a partir deste relato que atividades articuladas, estruturadas e significativas, com apoio de tecnologias digitais em uma plataforma educativa podem favorecer o envolvimento dos alunos, principalmente em um momento de isolamento social.
Referências
CORALINA, C. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p. 139.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. 2.ed. Campinas, SP. Editora Alínea, 2001.
NOVOA, A. Prefácio. In: Josdo, M.C. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora. 2004. p.11-34
SANTOS, E.; Caputo, S G. Diário de Pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. Rio de Janeiro: Omode, 2018
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.