CRIATIVIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Criatividade, Educação, Tecnologias digitais, Pandemia

Resumo

O presente artigo, desenvolvido em uma disciplina de Interculturalidade por alunos do Mestrado Profissional de um Centro Universitário do Rio de Janeiro, tem como objetivo refletir a importância da criatividade e das tecnologias digitais na Educação, sendo a mesma de primordial necessidade a ser desenvolvida e utilizada pelos docentes e discentes nesse momento de reinvenção perante o novo momento que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, descritiva,  de revisão teórica simples, em bibliografias com eixo voltado para a criatividade e tecnologias digitais, relevantes à prática tanto do professor quanto do aluno, embasada em autores como Gardner, Moran, Saturnino de La Torre, Torrance, artigos que corroboram com o tema, na Base Nacional Comum Curricular e no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Concluiu-se que a criatividade é de grande importância para a educação e que o estímulo da mesma, por meio das tecnologias digitais, é de grande aplicabilidade e fundamental para a Educação.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. O contexto educacional e sua influência na criatividade. Linhas Críticas, 8 (15),165-178, 2002. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3055/2747. Acesso em: abr.2021.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Universidade de Brasília, 2003a.

AMABILE, T. M. Criatividade em contexto/ Creativity in context. Colorado: Westview Press, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: abr. 2021.
CAVALLO, David et al. Inovação e criatividade na educação básica: dos conceitos ao ecossistema. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 02, p. 143, 2016. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/6504. Acesso em: abr. 2021.
CARVALHO, A C.dos et al. Tecnologias da informação e suas transformações na educação. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida| Vol, v. 13, n. 1, p. 2, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Anderson-Carvalho/publication/350568013_TECNOLOGIAS_DA_INFORMACAO_E_SUAS_TRANSFORMACOES_NA_EDUCACAO_Information_technologies_and_their_transformations_in_education/links/6066817ea6fdccad3f664dd4/TECNOLOGIAS-DA-INFORMACAO-E-SUAS-TRANSFORMACOES-NA-EDUCACAO-Information-technologies-and-their-transformations-in-education.pdf. Acesso em: abr. 2021.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2010. Disponível em:
FELDMAN, D. H.; CSIKSZENTMIHALYI, M.; GARDNER, H. Changing the world: a framework for the study of creativity. Westport: Praeger, 1994.
FLEITH, D. S. Criatividade: novos conceitos e ideias, aplicabilidade à educação. Cadernos de Educação Especial, 17, 55-61, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5229/3193. Acesso em: abr. 2021.

GARDNER, H. Mentes que criam. 1 ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GARDNER, H. Las cinco mentes del futuro, Paidós Artríticos, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. 11. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.

GUILFORD, J. P. Criatividade. Psicólogo americano/ Creativity. American Psychologist, 5, 444-454, 1950

LA TORRE, D. E. S. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2005.
LA TORRE, S.; Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. São Paulo, Madras, 2008.
LOVELESS, A. Literature review in creativity, new technologies and learning. 2007. Disponível em: http://archive.futurelab.org.uk/resources/publications-reports-articles/literature-reviews/Literature-Review382. [ Links ] Acesso em: abr. 2021
LUBART, T. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARTÍNEZ, A. M. Criatividade, personalidade e educação. Campinas: Papirus, 1997.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J.; Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: Saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215-224, 2020. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026/34672 Acesso em: abr. 2021

MENDES, E. N.; SANTOS, L.; Aprender a aprender novas maneiras de ensinar. RECITE – Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, v. 05, n. especial, 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/142 Acesso em: abr. 2021.
MENDES, E. N.; SANTOS, L.; ALMEIDA, T. A.; RODRIGUES, A.V.C. Relato de experiência Interculturalidade e a Educação do século XXI. Disponível em: https://youtu.be/va6Zpf9Z0jM, 2020. Acesso em: abr. 2021.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/332436178/Pesquisa-Social-Teoria-Metodo-e-Criatividade-Maria-Cecilia-de-Souza-Minayo-org-18%C2%AA-edicao-pdf. Acesso em: mai. 2021.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941832/mod_resource/content/1/Artigo-Moran.pdf Acesso em: mai. 2021.
MUGUET, D. S. et al. Relato de experiência sobre a produção de vídeos para conjugação entre teoria e prática no ensino técnico em informática. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n 1, 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/issue/view/8 Acesso em: abr. 2021.
NAKANO, T. C.; Investigando a criatividade junto a professores: pesquisas brasileiras. Psicologia escolar e educacional, v. 13, n. 1, p. 45-53, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v13n1/v13n1a06.pdf Acesso em: abr. 2021.
OLIVEIRA, E. B. P.; ALENCAR, E. M. L. S. Importância da criatividade na escola e no trabalho docente segundo coordenadores pedagógicos. Estudos de Psicologia I Campinas I 29(4) I 541-552 I outubro - dezembro 2012. Disponível em:
https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v29n4/v29n4a09.pdf. Acesso em: abr. 2021.

OLIVEIRA, E. S. G. (org.) O desafio da mediação tecnológica na nova normalidade educacional. Por uma educação para Polegarzinha. In: OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira (org.). Ensinar e aprender com mediação das tecnologias no tempo de “novas normalidades”: experiências e reflexões em variados cenários. Curitiba- PR: Bagai, 8-21, 2021. [livro eletrônico]

OLIVEIRA, Z. M. F.; ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade na formação e atuação do professor do curso de letras. Psicologia Escolar e Educacional, 2, 2007, 223-237. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v11n2/v11n2a04.pdf. Acesso em: abr. 2021.

SILVA, R. N. K. O perfil necessário ao professor frente à influência da cibercultura no contexto educacional. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 103-118, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/redoc/article/download/47919/34664. Acesso em: abr. 2021.
TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A. Contributos para o design pedagógico de ambientes online na Educação Superior. In: Ensinar e aprender com mediação das tecnologias no tempo de “novas normalidades”: experiências e reflexões em variados cenários [livro eletrônico] / organização Eloiza da Silva Gomes de Oliveira. - Led.- Curitiba- PR: Editora Bagai, 71-81, 2021.
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. B. ; MORAN, J. M. (Eds.), Integração das tecnologias na educação (pp. 22-31). Brasília: MEC/SEED, 2005. Disponível em: https://cmapspublic.ihmc.us/rid=1HXFXQKSB-23XMNVQ-M9/VALENTE_2005.pdf. Acesso em: abr. 2021.
WECHSLER, S. M. Criatividade: descobrindo e encorajando. Campinas: Livro Pleno.2002a
WECHSLER, S. M. Criatividade e desempenho escolar: uma síntese necessária. Linhas Críticas, 8 (15),179-188, 2002b. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3056 Acesso em: abr. 2021.
Publicado
2021-07-01