UM DIÁLOGO COM O ALUNO NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AS MELHORES PRÁTICAS EM METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DAS TDICS NO MOODLE

  • Daniele Cristine Novaes Sucena de Almeida Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD e Administração em Banco de Dados. Chefe da Seção de Ensino a Distância da EsEFEx. https://orcid.org/0000-0003-1181-1952
  • Sabrina Rodrigues de Sousa Coordenadora Pedagógica / Especialista em Gestão de Processos Educativos e Especialista em Supervisão Pedagógica de Educação Profissional. https://orcid.org/0000-0002-5014-3443
  • Regina Célia Pereira de Moraes Pós-Doutora em Serviço Social PUC-RJ. Pós-Doutora em Ciência da Informação- IBICT. Doutora em Engenharia de Sistemas, PESC/COPPE/UFRJ. Mestrado em Ciência da Informação-IBICT. Bacharel em Direito(UERJ) https://orcid.org/0000-0001-6590-9707
  • Alessandro Jatobá Analista de Gestão em Saúde no Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ. Professor no Centro Universitário Carioca. Doutor em Engenharia de Produção COPPE/UFRJ https://orcid.org/0000-0002-7059-6546
  • Leonardo Monteiro Trotta SEEDUC – SECRETARIA DE EDUCAÇÂO https://orcid.org/0000-0001-7411-9352
Palavras-chave: Moodle, Tecnologias Digitais Informação e Comunicação, Metodologias ativas, Avaliação, Educação a Distância

Resumo

O objetivo geral é transmitir novas formas de ensinar e aprender e para tanto é preciso avaliar continuamente o processo educacional, é preciso ter um diálogo com o aluno, descobrir como ele aprende, introduzindo as metodologias ativas com o uso de diferentes Tecnologias Digitais Informação e Comunicação (TDICs) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) chamado Moodle para inovar as estratégias de ensino. A experiência que se traz neste trabalho foi adotada nos cursos de ensino superior de uma organização de ensino pública federal ofertados na Educação a Distância (EAD). Em nível mais específico objetiva-se apresentar as ferramentas tecnológicas disponíveis que podem ser trabalhadas no Moodle para atingir o objetivo geral. Os métodos utilizados foram essenciais para o desenvolvimento desse trabalho, sendo realizadas pesquisas em artigos científicos, consultas em referências bibliográficas, coletas de dados e testes nas ferramentas tecnológicas. Os resultados das pesquisas revelaram que as implementações das TDICs no Moodle foram satisfatórias melhorando o desempenho e o interesse dos alunos proporcionando a participação em massa, onde o aluno foi o protagonista em todas as atividades propostas. A introdução de metodologias ativas e de tecnologias dialógicas na avaliação do processo educativo também gerou uma grande repercussão positiva impulsionando os professores e tutores a planejar e executar tarefas diferenciadas. Por fim, concluiu-se, que é possível aplicar metodologias ativas na educação a distância com o uso de TDICs para uma aprendizagem significativa, sendo o docente como mediador e o aluno protagonista a fim de alcançar as melhores práticas pedagógicas de ensino conforme o plano de aula do professor.

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Publicado
2021-07-01