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Resumo

É com muita alegria que publicamos agora a RECITE Vol9N2, com artigos que passaram por um rígido processo de revisão por pares, num fluxo editorial que envolveu pelo menos 20 pessoas, comprometidas e dedicadas a levar ao público leitor artigos inspiradores.

O primeiro artigo deste número intitula-se “Expectativas docentes do ensino superior acerca do impacto do ChatGPT na atividade docente”. O artigo, escrito por Emiliano Carlos Serpa Castor, Raphaela Pereira Rangel e Danielle Lisboa da Motta traz uma importante discussão sobre as expectativas de docentes do ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, a respeito do impacto gerado pelo uso do ChatGPT como uma ferramenta de trabalho. Os autores observaram que a questão ética centralizou as preocupações docentes; bem notaram preocupação, por parte destes docentes, com impactos relativos ao uso dessa ferramenta na educação – risco de superficialidade e descontextualização. Todavia, os autores trouxeram também  para o debate a prosperidade com a utilização de novas tecnologias na educação, com o uso de recursos de Inteligência Artificial (IA) pela potencialidade em elevar o poderio das interações interdisciplinares no ambiente universitário.

O segundo artigo trata da “Aplicação de oficina sobre aprendizagem criativa a mestrandos em Informática na Educação”. Este artigo, de Andréia Ambrósio-Accordi e Silvia de Castro Bertagnolli, aborda a temática relacionada às práticas de ensino inovadoras, como é o caso da aprendizagem criativa, que busca uma expansão do pensamento criativo e da expressão criativa de alunos com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação. O artigo destaca a importância de os profissionais da educação internalizarem e incorporarem em suas práticas de ensino os princípios da aprendizagem criativa.

“Inteligência artificial na educação: benefícios e desafios em uma conversa inicial” é o terceiro artigo deste número. A Inteligência Artificial é hoje, sem dúvida, um assunto polêmico, sem apaziguamento, por enquanto. Escrito por Joice Pereira Conceição Costa, Veronica Eloi de Almeida e Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, o artigo procura discorrer acerca do impacto que a Inteligência Artificial (IA) gera na Educação, abrindo oportunidades para a personalização do ensino, ao adaptar conteúdos de forma dinâmica às necessidades individuais dos alunos. Os autores afirmam que a IA facilita a identificação de padrões de aprendizagem, permitindo a criação de ambientes mais interativos, imersivos e envolventes. O artigo instiga leitores a adensarem as discussões em suas escolas, pois a IA possui grande potencial para trabalhos pedagógicos.

O penúltimo artigo desta edição intitula-se “Implementação do atendimento educacional especializado no atendimento de deficiência intelectual: um relato de experiência” e foi escrito por Neimar Oliveira das Dores e Felipe Oliveira. O artigo trata da inclusão escolar e relata a experiência de implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE) do colégio de aplicação da UERJ (CAP-UERJ), entre setembro e dezembro de 2023. O artigo apresenta o  Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) para uma aluna com deficiência intelectual. Os autores mostram a importância do atendimento  personalizado para didaticamente lidar com as  necessidades específicas do discente e o quanto isto promove a inclusão no ambiente escolar.

“Uso da inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa das publicações de 2023 e 2024 na revista brasileira de informática na educação” é o artigo que encerra esta edição. O artigo escrito por Rennan Neves de Oliveira e Dyogo Porfirio Almeida Santos apresenta uma revisão integrativa sobre o uso da Inteligência Artificial no contexto educacional brasileiro. Em sua pesquisa, os autores avaliaram publicações da Revista Brasileira de Informática na Educação dos anos de 2023 e 2024, com o objetivo de  identificar aplicações e técnicas de inteligência artificial utilizadas na educação. Vale a leitura e reflexão sobre o assunto.

Agradecemos a atenção e desejamos que este número forneça a todos muita inspiração e reflexão.

Atenciosamente,

Regina de Moraes; Editora Científica, Revista RECITE

Rosa L. de M. Valim , Editora Científica, Revista RECITE

Andrea P. O. Duque, Gerente OJS/PKJ, Revista RECITE

Biografia do Autor

Regina Celia Pereira de Moraes, Unicarioca

Formação interdisciplinar intensificada no Mestrado e Pós Doutorado em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com ênfase em Comunicação Científica. 

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Publicado

2025-02-12

Como Citar

Moraes, R. C. P. de. (2025). Editorial. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(2), 1–2. Recuperado de https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/324