INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS E DESAFIOS EM UMA CONVERSA INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-4

Palavras-chave:

inteligência artificial; inovação; formação de professores.

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem gerado um impacto profundo na Educação, abrindo oportunidades para a personalização do ensino, ao adaptar conteúdos de forma dinâmica às necessidades individuais dos alunos. Além disso, a IA facilita a identificação de padrões de aprendizagem, permitindo a criação de ambientes mais interativos, imersivos e envolventes. No entanto, é fundamental considerar os desafios associados ao seu uso, garantindo que a IA seja aplicada de maneira responsável, inclusiva e que respeite a diversidade dos alunos. Esta pesquisa objetiva realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o uso da IA na educação, com foco na formação de professores para o uso dessa tecnologia em sala de aula. Para tanto, explora benefícios e preocupações em torno da utilização da IA na educação, por meio de uma revisão narrativa. A análise revela que, embora o impacto da IA no ensino seja positivo, ele exige atenção cuidadosa para assegurar que sua implementação seja equilibrada e ética.

Biografia do Autor

Joice Pereira Conceição Costa, Mestranda do MPNTDE/Unicarioca.

Mestranda em Novas Tecnologias pela UNICARIOCA, Educadora Concursada na Prefeitura do Rio de Janeiro, Professora do Curso Nível Técnico/Normal no Instituto de Educação Colônia do Saber! Palestrante na área da Educação, Ampla experiência e perspectiva na Educação Inclusiva inclusiva. Os principais interesses de Estudos e pesquisas são Temas voltados para a Educação, inclusive no uso da Inteligência Artificial na Personalização do Ensino e na capacitação de Professores.

Veronica Eloi de Almeida, MPNTDE/Unicarioca; IFCS/UFRJ.

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ (2012), possui mestrado em Sociologia pela mesma instituição (2003), é graduada em Ciências Sociais (bacharel e licenciada) pela UERJ (1999). Tem experiência nas áreas de Educação, Sociologia e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de massa e cultura brasileira, ensino, aprendizagem e cibercultura, e educação inclusiva. Docente do Ensino Superior nas modalidades presencial e a distância, compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da Unicarioca e do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e da UERJ. É avaliadora de cursos pelo MEC BASis/INEP desde 2018.

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e membro do grupo de pesquisas ResiliSUS do Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ/RJ. Atua como professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado profissional em Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Carioca. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado em Engenharia Elétrica e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ com foco em Ergonomia.  É co-lider do grupo técnico de Engenharia de Resiliência da International Ergonomics Association, membro do corpo editorial do periódico Theoretical Issues in Ergonomic Science, consultor de agências de fomento CAPES, CNPq, FAPERJ e membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC.

Referências

ALMEIDA, L. Implicações éticas da inteligência artificial na formação de professores. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 28 – 41, 2020. DOÍ: 10.11606/ISSN.2318 – 9800.v37i3p28-41.

BARROS, Ayrla Morganna Rodrigues et al. Educação a distância e o uso da inteligência artificial: uma reflexão sobre o uso da inteligência artificial no processo ensino-aprendizagem. Revista Ilustração, v. 4, n. 4, p. 31-37, 2023.

BOULAY, Benedict du. Inteligência artificial na educação e ética. RE@ D–Revista de Educação a Distância e eLearning, p. e202301, 2023.

DUQUE, Rita de Cássia Soares et al. Formação de professores e a inteligência artificial: desafios e perspectivas. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 7, p. 6864-6878, 2023.

FREIRE, Paulo. A máquina está a serviço de quem? Revista BITS, maio, 1984.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GIRAFFA, Lucia; Khols - Santos, Pricila. Inteligência artificial e educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em análise, v. 8, n. 1, p. 116-134, 2023.

HOLMES, W.; BIALIK, M.; FILLER, A. The artificial intelligence in education: promises and implications for teaching and learning. center for curriculum redesign, 2019.

LUCKIN, R.; HOLMES, W.; GRIFFITHS, M.; FORCIER, L. intelligence unleashed: an argument for ai in education. London: Pearson, 2016.

MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi; PORTO, Ana Paula Teixeira. O uso da inteligência artificial na educação com ênfase à formação docente. Revista de Ciências Humanas, v. 24, n. 3, p. 229-246, 2023.

NILSSON, N. J. The Quest for Artificial Intelligence. [s. l].: Cambridge University Press, 2009.

OLIVEIRA, Lino; PINTO, Mário. A inteligência artificial na educação: ameaças e oportunidades para o ensino-aprendizagem. Repositório. 2023.

PICÃO, Fábio Fornazieri et al. Inteligência artificial e educação: como a IA está mudando a maneira como aprendemos e ensinamos. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 5, p. 197-201, 2023.

SANTOS, Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos. Inteligência artificial na educação: potencialidades e desafios. SCIAS-Educação, Comunicação e Tecnologia, v. 5, n. 2, p. 74-89, 2023.

SANTOS, Leidiane Aparecida dos; ZIMMERMANN, Jussara Aparecida Teixeira; GUIMARÃES, Ueudison Alves. A inteligência artificial na educação. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar v. 3, n. 7, p. e371714-e371714, 2022. ISSN 2675-6218

TELES, Lúcio; NAGUMO, Estevon. Uma inteligência artificial na educação para além do modelo behaviorista. Revista Ponto De Vista, v. 12, n. 3, p. 01-15, 2023.

UNESCO. Artificial intelligence in education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development. Paris: UNESCO, 2019.

UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos. Tipos de revisão de literatura. Botucatu, 2015. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf. Acesso: 14 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-10

Como Citar

Costa, J. P. C., Almeida, V. E. de, & Carvalho, P. V. . R. de. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: BENEFÍCIOS E DESAFIOS EM UMA CONVERSA INICIAL. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 9(2), 32–43. https://doi.org/10.29327/2283237.9.2-4