TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS CONTORNOS DELIMITATIVOS SOB A ÓPTICA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-5

Palavras-chave:

Educação Financeira, Economia Comportamental, Tecnologias para a educação financeira, Comportamento dos jovens

Resumo

Este artigo debruçou-se sobre o tema “tecnologias para a educação financeira e economia comportamental”. Debates a respeito deste tema vêm ganhando espaço atualmente, haja vista a complexidade do momento presente no Brasil pós-pandêmico, com salários achatados e aumento da taxa de inflação e da taxa de desemprego. Objetiva-se aqui refletir sobre a importância de compreender gatilhos mentais, bem como conhecimentos tecnológicos que gerem resistência a estes gatilhos mentais, capazes de interferir na tomada de decisões de compras dos jovens de 21 a 34 anos das classes C e D. Realizou-se, para esse artigo, pesquisa bibliográfica e preliminar de pesquisa, seguindo orientações da Resolução 510 do Conselho Nacional de Saúde. Por fim, os dados da preliminar foram analisados à luz dos dados bibliográficos e para tanto utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Ao final, quatro categorias de análise, foram identificadas: (i) ilusão de que o dinheiro resolverá problemas, (ii) desejo de compreender tecnologias para educação financeira, (iii) consumo por impulso e (iv) dificuldade de gestão financeira e endividamento. Dentre os achados, destaca-se: a percepção de que a deficiência de conhecimentos de tecnologias relativas à educação financeira e economia comportamental leva as pessoas, principalmente os jovens, a consumir por impulso, aumentando suas despesas e por consequência comprometendo o orçamento familiar.

Biografia do Autor

Aurileia Oliveira Rocha, Yeggus Comércio Internacional Eireli; Centro Universitário UniCarioca

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UniCarioca (2023) e atualmente atua na Gerência Administrativa da Yeggus Comércio Internacional Eireli.

Alan Gomes da Costa, Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Centro Universitário UniCarioca

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UniCarioca (2023). Atualmente é assistente administrativo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. 

Rosa Lidice de Moraes Valim, Programa EICOS (UFRJ); Centro Universitário UniCarioca

Doutora em Psicossociologia (EICOS/UFRJ), Mestre em Design e Sociedade (PUC-Rio) e Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio). Professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca (MPNTDE).  

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Oliveira Rocha, A., Gomes da Costa, A., & Valim, R. L. de M. (2024). TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS CONTORNOS DELIMITATIVOS SOB A ÓPTICA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, 8(2), 57–74. https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-5