TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS CONTORNOS DELIMITATIVOS SOB A ÓPTICA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/2283237.8.2-5Palavras-chave:
Educação Financeira, Economia Comportamental, Tecnologias para a educação financeira, Comportamento dos jovensResumo
Este artigo debruçou-se sobre o tema “tecnologias para a educação financeira e economia comportamental”. Debates a respeito deste tema vêm ganhando espaço atualmente, haja vista a complexidade do momento presente no Brasil pós-pandêmico, com salários achatados e aumento da taxa de inflação e da taxa de desemprego. Objetiva-se aqui refletir sobre a importância de compreender gatilhos mentais, bem como conhecimentos tecnológicos que gerem resistência a estes gatilhos mentais, capazes de interferir na tomada de decisões de compras dos jovens de 21 a 34 anos das classes C e D. Realizou-se, para esse artigo, pesquisa bibliográfica e preliminar de pesquisa, seguindo orientações da Resolução 510 do Conselho Nacional de Saúde. Por fim, os dados da preliminar foram analisados à luz dos dados bibliográficos e para tanto utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin. Ao final, quatro categorias de análise, foram identificadas: (i) ilusão de que o dinheiro resolverá problemas, (ii) desejo de compreender tecnologias para educação financeira, (iii) consumo por impulso e (iv) dificuldade de gestão financeira e endividamento. Dentre os achados, destaca-se: a percepção de que a deficiência de conhecimentos de tecnologias relativas à educação financeira e economia comportamental leva as pessoas, principalmente os jovens, a consumir por impulso, aumentando suas despesas e por consequência comprometendo o orçamento familiar.
Referências
ALVES, Wendel. 47% dos jovens da Geração Z não realizam o controle das finanças, aponta pesquisa CNDL. Disponível em: <https://cndl.org.br/politicaspublicas/2019/05/06/>Publicado em 06/05/2019 - Acesso em 16 de abril de 2023.
ÁVILA, F Aplicações Contemporâneas da Economia Comportamental. Revista Economistas, do Conselho Federal de Economia – COFECON, Ano XIII, n 44, p. 35-40, abril-junho de 2022. Disponível em: <https://www.cofecon.org.br/2022/08/11/aplicacoes-contemporaneas-da-economia-comportamental/>Acesso em 01 de abril de 2023.
ÁVILA, F.; AVILA, M. Como e quando surgiu a Economia Comportamental. [S.l.]. Disponível em: < http://www.economiacomportamental.org/o-que-e/>. Publicado em março de 2014. Acesso em: 05 de abril de 2023.
ÁVILA, Flávia; BIANCHI, Ana M. Guia de Economia Comportamental e Experimental, Editora EC, 2ª edição, 2019, pág. 15. Disponível em: <https://www.economiacomportamental.org/guia/>Acesso em 11 de abril de 2023.
BRANDÃO, Marcelo. Geração Z encara a inflação melhor do que Millennials e Baby Boomers. Disponível em:<https://www.consumidormoderno.com.br/2023/02/24/geracao-z-inflacao-consumo/>Publicado em 24/02/2023. Acesso em 16 de abril de 2023.
BRASIL. Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais. Banco Central do Brasil, Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf> Acesso em: 12 de abril de 2023.
DAHAN, Julyana. Entenda o comportamento de consumo das cinco gerações: Baby Boomers, X, Millennials, Z e Alpha. Disponível em: <https://guiademarketing.com.br/comportamento-de-consumo-geracoes/>Publicado em 07/06/2021. Acesso em 16 de abril de 2023.
DINIZ, Marianna F.; MIRA, Elson C., Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo set/dez 2022, pág 768. Disponível em: <https://revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1365/616>Acesso em 05 de abril de 2023.
EQUIPE MAIS RETORNO. Classe C: o que é e como funciona? Disponível em: <https://maisretorno.com/portal/termos/c/classe-c> Publicado em 14/10/2022. Acesso em 17 de abril de 2023.
EQUIPE MAIS RETORNO. Classe D: saiba o que é e como funciona - 2022. Disponível em: <https://maisretorno.com/portal/termos/c/classe-d>Publicado em: 21/10/2022 - Acesso em 27 de abril de 2023.
G1. Mulher, jovem e com ensino médio incompleto são a maioria dos endividados, que bateram recorde em 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/01/20/mulher-jovem-e-com-ensino-medio-incompleto-sao-a-maioria-dos-endividados-que-bateram-recorde-em-2022.ghtml>Publicado em 20/01/2023. Acesso em 17 de abril de 2023.
G1. Richard Teller. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/premio-nobel-de-economia-vai-para-criador-da-teoria-da-contabilidade-mental.ghtml>Publicado em 09/10/2017. Acesso em: 11 de abril de 2023.
JORNADA EDU. Qual a importância da Educação Financeira nas escolas. Disponível em: <https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/educacao-financeira-nas-escolas-o-que-e-e-como-fazer/>. Publicado em 09/01/2023. Acesso em 12 de abril de 2023.
KIYOSAKI, Robert T. Pai Rico, Pai Pobre, Editora Alta Books, Edição especial, 2017.
LONGO, W. P. Tecnologia e soberania nacional. São Paulo: Ed. Nobel, 1984.
MACHADO, Clarissa. Mais de 8 milhões de jovens da geração Z estão com dívidas atrasadas. Disponível em: <https://expresso.estadao.com.br/naperifa/mais-de-8-milhoes-de-jovens-da-geracao-z-estao-com-dividas-atrasadas/>. Publicado em 13/07/2022. Acesso em 16 de abril de 2023
MAHEATA, Celso Por que educação financeira é pauta indispensável para 2023, Disponível em:<https://www.travelexbank.com.br/blog/por-que-educacao-financeira-e-pauta-indispensavel-para-2023/>. Publicado em 16/02/2023. Acesso em 18 de abril de 2023.
MOSMANN, Gabriela. Nudge: entenda o que é esse termo e saiba como aplicar. Disponível em: <https://www.suno.com.br/artigos/nudge/>.Publicado em: 29/09/2020. Atualizado em: 30/04/2021. Acesso em 08 de abril de 2023.
SEBRAE. Como é o comportamento do consumidor da geração Z –2022.Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-e-o-comportamento-do-consumidor-da-geracao-z,6fd256cd6b362810VgnVCM100000d701210aRCRD> Publicado em 29/09/2022. Acesso em 16 de abril de 2023
SERASA. Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas Disponível em<https://cdn.builder.io/o/assets%2Fb212bb18f00a40869a6cd42f77cbeefc%2Fcc02be44dbaa4ad591384789263bd1ba?alt=media&token=d934e9f2-fcf1-4648-8c07-e6bb38ef71d3&apiKey=b212bb18f00a40869a6cd42f77cbeefc>Publicado em Fevereiro de 2023. Atualizado em março de 2023. Acesso em 18 de abril de 2023.
VIANA, Arthur. Geração dos Millennials: Onde vivem, como pensam, como compram e como vendem. Disponível em: <https://reev.co/geracao-dos-millennials/#:~:text=A%20gera%C3%A7%C3%A3o%20Y%20tende%20a,de%20pensar%20em%20compr%C3%A1%2Dlo>. Publicado em 14/04/2016. Acesso em 16 de abril de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aurileia Oliveira Rocha, Alan Gomes da Costa, Professora Rosa Valim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.