ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
ESTUDO DE CASO SOBRE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
Resumo
Este artigo trata da educação básica em tempo integral, em Instituições Públicas, com foco na análise das questões relativas ao nível de conhecimento e de competências do responsável pela coordenação das etapas de uma proposta de Modelo de Projeto dentro da Escola. Através do desenvolvimento da pesquisa exploratória, durante o curso de extensão, intitulado: “A escola e a Cidade”, ministrado pela Universidade Federal Fluminense, em que foi possível observar que, a gestão nas etapas do projeto é elemento chave no sistema da Escola de educação básica, portanto é requerido profissionais qualificados e a interação das partes envolvidas dentro desse sistema. Diante deste contexto, enfatiza-se a importância do papel do Coordenador. A pesquisa reafirma que a organização da divisão de funções entre os profissionais que integram a equipe e a aplicação da gestão democrática e participativa, envolvendo os Conselhos Escolares, o Conselho Municipal de Educação e os Comitês Locais, têm fundamental importância para o sucesso na implementação de cada etapa do Projeto dentro da Escola de educação básica. Por fim, são apresentados, como exemplos de proposta de intervenção pedagógica, dois projetos elaborados por alunos da “Turma 5” do curso de extensão.
Referências
BERGUE, S. T. Comportamento organizacional. 2.ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.
BERGUE, S. T. Cultura e mudança organizacional. 2.ed. reimp. - Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.
BRASIL. Decreto n. 7.083, de 27 de Janeiro de 2010. Programa Mais Educação. In FNDE, n.7083, 27 jan., 2010. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/legislacoes/decretos/item/3176-decreto-n%C2%BA-7083-de-27-de-janeiro-de-2010. Acesso em: 01 fev.2020.
BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PPNE. JusBrasil. Disponível em: http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/125099097/lei-13005-14. Acesso em: 01 fev.2020.
CASTELLS, D. R. Projeto de Intervenção Pedagógica. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo (CGE), v.3, n.2, (2015). Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – UFF. Disponível em: http://periodicos.uff.br/cge/article/view/12675. Acesso em: 01 fev.2020.
DAGNINO, R. P. Planejamento estratégico governamental. 2.ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.
GRANJA, S. I. B. Elaboração e avaliação de projetos. 2.ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.
INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. 2013. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 01 fev. 2020.
INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 01 fev. 2020.
LÚCK, E. H. Políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, SESI, UFF, 2010.
MALMEGRIN, M. L. Redes públicas de cooperação local. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.
MALMEGRIN, M. L. Gestão operacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.
PINHEIRO, O. M. Plano diretor e gestão urbana. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2010.
PPGE - Programa de Pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo. Universidade Federal Fluminense. A escola e a cidade. Apresentação. 2014.
SALLES, H. M. Gestão democrática e participativa. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2010.
SILVA, M. da C. OLIMPIOSTRAS – Olimpíadas de Conhecimentos Riostrense. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo (CGE), v.3, n.2, (2015). Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense – UFF. Disponível em: http://periodicos.uff.br/cge/article/view/12676. Acesso em: 01 Fev. 2020
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo de pesquisa em administração. 2.ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor vem por meio desta declarar que o artigo, aprovado para publicação na Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico. O autor do manuscrito em questão, também:
- Declara que participei suficientemente do artigo para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declara que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declara que todas as afirmações contidas no manuscrito, são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declara que concordo que os direitos autorais referentes o artigo acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação.