ATIVIDADES REMOTAS EDUCACIONAIS EM PERÍODO DE QUARENTENA

Palavras-chave: Escola, Aprendizagem, Atividades remotas, Internet

Resumo

A educação carioca, que já passava por uma grave crise, enfrenta, neste momento, uma situação ainda mais delicada, graças à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. As escolas da cidade do Rio de Janeiro encontram-se fechadas e as aulas presenciais estão suspensas. Pais, alunos, professores e gestores escolares estão se reinventando para manter, de alguma forma, a rotina de estudos e a continuidade do processo educacional. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as atividades escolares e incentivar a aprendizagem, mesmo em tempos de isolamento social. Para alcançar tais objetivos, estão sendo utilizados o Facebook, como ferramenta informativa aos pais, e o Google Classroom, com atividades remotas voltadas aos discentes.

Biografia do Autor

Claudia Valin dos Santos, Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação na UniCarioca

Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2012), especialização em Ensino Lúdico pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil e especialização em Gestão Escolar: orientação e supervisão pela Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.

Igaro Guimarães Gouveia, Mestrando em Novas Tecnologias Digitais na Educação na UniCarioca

Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2010) e especialização em Gestão Escolar Integradora pela Universidade Castelo Branco(2015)

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v.29, n.2, p.327-40, 2003.
BARBOSA, A. F. (Org.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil: TIC domicílios e TIC empresas 2008. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2009.
GIDDENS, A. Modernidade e identidade pessoal. Diadema: Celta, 1997.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das letras, 2018.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: . Acesso em: 04 de ago. 2020.
REZENDE, JM. À sombra do plátano: crônicas de história da medicina [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2009. As grandes epidemias da história. pp. 73-82. ISBN 978-85-61673-63-5. Available from SciELO Books.
Publicado
2020-09-25